NOTÍCIAS

13/10/2017
Expo Toledo recebe julgamento do Ranking Paranaense de Ovinos
Em parceria com a Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos), A Expo Toledo 2017 e 12ª Internacional realizou nesta sexta-feira (13) o Julgamento do Ranking Paranaense de ovinos.

Etapa importante da competição estadual que ocorre ao longo de 2017.

Adivonsir Ceconello Lins, organizador do Julgamento, enumera que criadores de dezenas de cidades do Paraná participaram da etapa na Expo Toledo. Entre elas: Pitanga, Araucária, Mandirituba, Balsa Nova, Mangueirinha, Palmas, Ventania, Palotina, e Verê.

Foram 150 animais e seis raças diferentes que participaram do julgamento. Foram analisados vários itens, peso, altura, aprumo, carcaça. Foram mais de dez categorias.
Ceconello destaca que a Expo Toledo é importante para a ovinocultura e que a população, enquanto consumidora, também tem interesse pela cultura.

A Expo Toledo é de suma importância para a criadores de onivos. E percebemos quanto a ovinocultura é importante. O barracão é um dos mais visitados da feira, afirma o organizador.
Cleberton Charles Ecke, diretor de Ovinos da Expo Toledo, comenta que essa grande procura da população em conhecer melhor a ovinocultura demonstra o potencial de crescimento de produção.

A crise afetou o agronegócio como um todo mas a Expo Toledo conseguiu manter a média de participação de animais da edição passada. É um mercado que está crescendo e precisa de incentivo para crescer no Brasil, analisa Charles.

Segundo ele, a maior parte da carne de ovelha consumida no Brasil ainda vem do Uruguai, e esse cenário precisa modificar.