NOTÍCIAS

15/10/2017
Eficiência é o pilar para elevar produção de leite
 Toledo é destaque na produção de leite na região oeste. Em 2016, a produção leiteira em atingiu  R$ 127 milhões.

Resultado que exige conhecimento técnico dos produtores. Para isso, o médico veterinário Juliandro Ostapechen esteve na Expo Toledo 2017 e 12ª Internacional e ministrou a palestra técnica Eficiência produtiva, a chave para o sucesso produtivo.

Sucesso este que, na opinião de Ostapechen, demanda mecanismos para elevar a eficiência nas propriedades. Mudar o foco apenas de custos é fundamental aumentar a produtividade enfrentar a crise.
Muitas vezes o produtor se preocupa com o preço que vai receber no mês seguinte, com os custos dos insumos, do milho, da ração, da luz elétrica, do diesel e da mão de obra. Mas esse são fatores que o produtor muito pouco pode influenciar, explica o médico veterinário.

Por isso, encontrar meios de aumentar a produção e manter a qualidade é onde os produtores de leite deve concentrar energia.
É preciso que a média produtiva for alta e que consiga ser eficiente com a estrutura que tem. Essa quantidade superior vai diluir custos fixos e a garantia que mesmo em épocas adversas de mercado possa ter boa lucratividade.

Eficiência é o pilar para elevar produção de leite