NOTÍCIAS

15/10/2017
5 mil litros produzidos no 2º Desafio do Leite da Expo Toledo
Com produção total de 5 mil litros, o 2º Desafio do Leite da Expo Toledo foi um sucesso. Voltado a pequenos produtores, principalmente da agricultura familiar, o Desafio do Leite premiou em quatro categorias.

Esses eventos vem para incentivar esses produtores a aumentar a produção, a qualidade dos animais para chegar a uma média ainda melhor que essa", afirma o coordenador do Desafio do Leite, Cidclay Gabarão.

Foram 17 produtores, todos de agricultura familiar que participaram com 35 vacas e 80 bezerras.

O campeão geral, com a maior produção, foi da vaca pertencente ao casal Luiz Hoffman e Valtrudes Hoffmann, da comunidade de Sobradinho, em Toledo.

Incentivados pelos filhos, eles aceitaram o convite do Desafio do Leite.Embora confiantes, Valtrudes reconhece que temia o potencial de uma vaca holandesa, que foi superado.
Quando vimos as vacas holandesas, achávamos que não iríamos ganhar, mas nossa Jersey Holanda bateu uma holandesa muito difícil, comemora a agricultora.

Luiz Hoffman atribui o resultado a genética e também ao tratamento que ela recebe na propriedade.
É um animal que produz bem. A genética dela é boa, foi feita uma boa inseminação, é bem tratada. Cuidamos do bem estar animal.

BANHO DE LEITE
Além do prêmio principal, que é uma viagem a Porto Seguro, o auge da competição é o banho de leite. Os vencedores recebem, literalmente, um banho de leite como símbolo da vitória. O momento muito aguardado pelos participantes e pelo público.
Cidclay Gabarão já organizou mais de 60 competições de leite e o momento de felicidade dos ganhadores no momento do banho é insubstituível.
Essa foi a edição de número 61 que organizamos e em todos fazemos o banho de leite no grande campeão. A expressão de felicidade de cada um, se tivesse uma moto de prêmio e não tivesse o banho de leite, ao seria a mesma.
 
OS CAMPEÕES
A viagem a Porto Seguro será apenas para o casal Luiz e Valtrudes Hoffmann, mas outros três produtores que se destacaram em outras categorias também receberam o banho de leite. Foram eles: Valdir Seibert, Paulo Sheid e João Gheno.
 

5 mil litros produzidos no 2º Desafio do Leite da Expo Toledo