História

Localizado no Oeste do Paraná e ocupando uma área de 1.205,501 Km2, com 132 mil habitantes, o Município de Toledo foi colonizado por famílias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, em especial colonos italianos e alemães, que juntos formaram sua base populacional. Tornou-se Município em 14 de dezembro de 1952, no auge do ciclo da madeira.

Além de maior produtor agropecuário do Paraná e do sul do país, Toledo é sede do maior complexo frigorífico da América Latina. Possui o maior plantel de suínos do Brasil e também é o maior produtos de aves de corte do Estado. Destaca-se na criação de bovinos principalmente na pecuária leiteira, ovinos, caprinos e peixes. Ocupa o 3º lugar em produção de leite do Estado e também em valor adicionado da produção no Brasil. O Município é responsável em grande escala pela produção de grãos do Estado, como soja, trigo e milho e no agronegócio vem despontando com a vitivinicultura e a fruticultura.

Uma já renomada fábrica de cervejas, um pólo textil consolidade, uma destacada indústria farmacêutica e inúmeros parques industriais em desenvolvimento, nos mais diversos ramos de atividade (moveleira, química, mecânica, etc) também evidenciam o crescimento deste promissor Município.

As atividades comerciais, que atuam no campo varejista e atacadista, concentram-se nos ramos de produtos agropecuários, máquinas, aparelhos, equipamentos, produtos alimentícios, bebidas, confecções, artesanatos, etc., contribuindo significativamente para a arrecadação do Estado.

Além de ser um dos municípios do Paraná que mais tem revelado talentos no esporte, a cidade de Toledo está entre os dez municípios paranaenses com maior índice de desenvolvimento humano (IDH). Contando com o segundo maior Teatro do Estado, uma Casa da Cultura, um Centro de Eventos e dois Centros Culturais, o Município contribui sobremaneira para a formação cultural do seu povo, em inúmeras atividades.

A vocação do Município para o turismo de Eventos, Técnico-Científico, Cultural, Esportivo, Rural e de Negócios, já integrado ao Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, é uma realidade e busca hoje uma especializada formação para a sua sustentabilidade.

Como pólo universitário, abriga hoje a Unioeste, a Unipar, a Fasul, a PUC e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, oferecendo inúmeros cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

A responsabilidade social e ambiental na busca da qualidade de vida a todos os seus habitantes é a meta prioritária para o seu crescimento e desenvolvimento.

Para maiores informações acesse: WWW.TOLEDO.PR.GOV.BR

FOTOS